Convocado o Primeiro Congresso da Unidade Classista!


A corrente sindical Unidade Classista promoverá seu primeiro congresso nacional nos dias 17 e 18 de novembro, no Rio de Janeiro. A convocação do evento reforça decisão do último pleno do Comitê Central do PCB, de concentrar esforços na maior organicidade da UC, que desde junho trabalha de forma autônoma no movimento sindical.

Antes inserida organicamente em uma das duas organizações intersindicais que atuam no país, a Unidade Classista passa a ter independência política em sua prática diária e em seu projeto de reunificação dos setores classistas e combativos que militam no movimento sindical.

Afinal de contas, desde os anos 90 o avanço do neoliberalismo fez com que muitos segmentos do movimento sindical abandonassem a luta pelo fim da exploração do homem pelo homem e passassem a lutar por compensações. Alguns setores chegaram a se render completamente ao capital, funcionando como sócios minoritários deste, através dos fundos de pensão. A CUT, apesar de sua origem combativa, é hoje o principal exemplo desta realidade.

A Unidade Classista é uma corrente sindical, não uma central sindical. A Unidade Classista pretende contribuir para reconstruir uma organização sindical nacional de cunho classista, que atue em conjunto com outros movimentos sociais organizados para enfrentar o desemprego, os baixos salários, a precarização das relações de trabalho, lutar pela retomada os direitos sociais que foram retirados da classe trabalhadora e deixar claro que, no capitalismo, não há solução para os problemas da maioria da população, para a classe trabalhadora.

Para os comunistas do PCB que atuam no movimento sindical, é urgente formar uma frente de forças políticas e sociais, anticapitalista e antiimperialista, que leve adiante a luta pela revolução socialista no Brasil. É com este espírito que se realizará o I Congresso Nacional da Unidade Classista, poucos anos após a criação da corrente. Desde 2005, os sindicalistas comunistas do PCB, e aqueles que se identificam com as orientações do Partido no movimento sindical, formalizaram a corrente sindical Unidade Classista.

Nas últimas semanas, já como resultado do esforço de organização da corrente, reativou-se o Blog da Unidade Classista (csunidadeclassista.blogspot.com.br) com atualização diária. Agora, a tarefa é construir um congresso que aponte para a organicidade da UC e estabeleça seu plano de ação. Eis o temário do evento:

- Estatuto e Carta de Princípios da Unidade Classista;

- Declaração Política do Primeiro Congresso;

- Plano de Ação;

- Eleição da Diretoria e organização da corrente nos Estados.

http://pcb.org.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=4693

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s