PCB PEDE NOVAS ELEIÇÕES GERAIS NA PARAÍBA


Conforme é do conhecimento público, o TRE da Paraíba cassou o mandato do atual governador do estado, Cássio Cunha Lima (PSDB), por crime eleitoral. O processo, iniciado em julho de 2006 (quatro meses antes da eleição), de iniciativa do ex-presidente regional do PCB, pedia que o governador não fosse candidato.

A decisão pela cassação do mandato foi tomada mais de um ano depois, em agosto de 2007, tendo o TRE determinado a posse do segundo colocado, José Maranhão (PMDB). Como houve recurso, o assunto encontra-se indefinido.

Diante disso, a direção nacional do PCB ingressou, em 21/08/07, no TRE da Paraíba, com um pedido de convocação de novas eleições gerais no Estado (para Governador, Senador, Deputado Federal e Estadual), sem a participação do cassado.

Com isto, estamos questionando a decisão de dar posse ao segundo colocado, não só porque contra ele também correm na justiça denúncias de crime eleitoral. Defendemos a tese de que o processo eleitoral na Paraíba foi todo contaminado pelo uso da máquina pública e do poder econômico. Só o candidato cassado distribuiu ilegalmente, com recursos públicos, 35.000 cheques a eleitores.

Na prática política brasileira, como se sabe, as campanhas dos candidatos a governador puxam politicamente as campanhas ao legislativo. No caso de candidatos de oligarquias, bancam inclusive os custos dos demais candidatos. Portanto, o crime eleitoral perpetrado na Paraíba beneficiou grande parte dos candidatos a Senador e Deputado (Federal e Estadual).

A direção nacional do PCB assumiu a responsabilidade pelo processo judicial em respeito principalmente ao povo paraibano, mesmo tendo a convicção de que o palco principal da luta por uma verdadeira democracia e pela ética é a mobilização e a organização popular.

João Pessoa (PB), 24 de agosto de 2007

Ivan Pinheiro
Secretário Geral do PCB

FONTE: PCB

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s