90 anos da Revolução Russa: Exemplo!


Há noventa anos, em novembro 1917, pelo nosso calendário, outubro pela contagem de tempo vigente na Rússia da época, o Partido Bolchevique, liderado por Lênin tomou o poder na Rússia, criando o primeiro país socialista no mundo, de orientação marxista, desenvolvendo um estado onde os trabalhadores exerciam o poder, com garantias de emprego, casa, saúde e educação de qualidade.

Com os anos criou-se a União Soviética, potência internacional que derrotou o nazismo na Segunda Guerra Mundial, travou uma batalha ideológica sem precedentes contra o imperialismo, representado pelos EUA, criando a chamada Guerra Fria. Potencia esportiva, com inúmeras medalhas olímpicas conquistadas. A história da União Soviética termina em 1989, com o fim do governo comunista.

Mas você deve estar se perguntando: o que eu tenho haver com isso? O que algo que aconteceu há 90 anos, do outro lado do mundo, que criou um Estado que nem existe mais, tem importância na minha vida?

Nós respondemos: muita coisa. Mesmo com o fim da experiência socialista no leste europeu o ideário que originou o movimento, e os resultados destas lutas fazem parte de nosso cotidiano. Podemos começar pelos direitos ditos coletivos ou sociais. Se hoje existem, é por causa da revolução de outubro de 1917. Avanços nos direitos trabalhistas, como duração da jornada de trabalho, férias, descanso remunerado, e tantas outras garantias só foram conquistados através de lutas protagonizadas pelos comunistas, que seguem, até hoje, os mesmo ideais que nortearam aquele evento de 90 anos atrás.

Todos os dias vemos nos noticiários novos ataques contra os trabalhadores, é reforma da previdência pra lá, reforma trabalhista pra cá, e sempre no intuito de fortalecer os patrões, e nos enfraquecendo, os trabalhadores.

Por isso, relembrar o passado é construir o futuro. Mantemos nossos ideais, lutado para que os que trabalham tenham direito ao emprego e salários dignos, condições dignas de vida. Esses foram os ideais da Revolução Russa. Esses ainda hoje são os nossos ideais. Vamos juntos nessa luta!

Fonte: http://www.pcb.org.br/90anos.htm

.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s