Nota de lançamento de “O ALMANAQUE”, publicação eletrônica do CCCP Vladimir Herzog


É inocência supor que podemos, no tempo presente, suplantar o poder quase que coercitivo que é exercido pela grande mídia burguesa.

No entanto, o poder dos grandes meios de comunicação não deve ser tomado como uma desculpa que justifique qualquer imobilidade: a busca por melhorias em nossos processos de comunicação deve ser uma constante na construção do processo revolucionário.

É preciso criar canais alternativos que nos permitam levar às massas e aos formadores de opinião a nossa visão dos fatos, nossa leitura histórica e, por que não, nossas bandeiras defendidas a tanto custo pelos revolucionários que nos precederam.

A estes, devotemos todo o nosso reconhecimento e gratidão. Que saibamos honrá-los e contribuir para que seus sacrifícios não tenham sido em vão.

Este reconhecimento não deve ser feito apenas com palavras, mas pela continuação de suas lutas.

Não foi outro o motivo que nos inspirou a escolhermos o jornalista Vladimir Herzog como patrono de nosso coletivo de comunicação.

Vlado Herzog foi um dos muitos e valorosos camaradas do PCB que tombaram por sua coragem de enfrentar as forças que históricamente dominam e oprimem a classe trabalhadora. Resistiu como pôde, utilizou-se das armas que dispunha, e, por que não, venceu.

Sim, a infâmia impressa na foto que denunciava seu assassinato na cela do DOPS, em São Paulo, voltou-se contra seus próprios algozes: aquele triste episódio marcaria o início das lutas que levaram gradualmente aos processos de abertura e redemocratização do Brasil.

Muito nos falta para que possamos dizer que vivemos realmente em uma democracia, e esta luta é nossa. O camarada Vlado já lutou a sua cota, e a lutou bem, e até o fim. Cabe-nos agora prosseguir sua luta, para que um dia logremos alcançar a uma sociedade livre e igualitária.

O lançamento de “O ALMANAQUE” marca o início oficial das operações do Coletivo de Comunicação e Cultura Popular Vladimir Herzog. Este coletivo foi criado para definir estratégias de comunicação e para implementar as subsequentes ações aplicáveis, estando subordinado ao Comitê Municipal do PCB em Queimados / RJ.

As ações do coletivo, no entanto, não irão se pretendem restritas somente à web e tão-pouco serão centradas apenas na atuação de nosso Comitê Municipal.

Entendemos que fazemos parte de um mesmo organismo nacional, e que, por conseguinte, as lutas e vitórias de nossos camaradas em todo o Brasil são também lutas e vitórias nossas.

“O ALMANAQUE” é materialização deste conceito: propõe-se a integrar notícias oriundas de nossa militância em todo o Brasil. Esperamos que ele possa se tornar, um dia, uma ferramenta capaz de nos ajudar a reunir conteúdos relevantes e, é claro, que possa cumprir com eficiência sua tarefa integradora.

Para isto, é claro, será necessária a ajuda de todos os comunistas revolucionários que integram as fileiras do Partido Comunista Brasileiro (PCB).

Não podemos prescindir de ninguém: precisamos de todos. Somente através deste esforço conjunto poderemos fazer deste pequeno projeto um verdadeiro portal de notícias, apto a integrar nossa militância e a oferecer aos simpatizantes do partido e ao público em geral uma visão ampla sobre quem são, o que pensam e como agem os militantes do PCB. Espero que possamos realmente contar com a ajuda de todos, e que juntos logremos sucesso.

Que este projeto possa crescer e ofertar sua contribuição, ainda que modesta, à construção do processo revolucionário em nosso país. Que tenhamos força e honra nas lutas que virão.

FONTE: http://oalmanaque.comunicacaopopular.org/index.php/archives/1

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s