CAMPANHA HUMANITÁRIA DE SOLIDARIEDADE A CUBA


(Nota Política do PCB)

O Partido Comunista Brasileiro (PCB) associa-se às justas iniciativas de diversas organizações políticas e sociais brasileiras, no sentido de lançar em nosso país uma CAMPANHA HUMANITÁRIA DE SOLIDARIEDADE A CUBA.

O PCB, durante os 50 anos da Revolução Cubana, jamais tergiversou na solidariedade incondicional ao povo, ao governo e ao partido comunista cubano. Nunca nos calamos frente às agressões e calúnias promovidas pelo imperialismo e aos equívocos e incompreensões de parte da esquerda.

A Revolução Cubana mostrou sua força e importância para seu povo até mesmo para enfrentar a fúria da natureza, tendo sido o país que mais preservou vidas diante dos últimos furacões que atravessaram o Caribe e parte da América Central e do Norte.

Consideramos da maior relevância política a educativa coleta popular de gêneros de primeira necessidade para que possamos encaminhar para nossos irmãos cubanos. Nesse sentido, conclamamos nossos militantes e amigos a participarem dessa campanha. Mas não podemos subestimar a importância da luta contra o cruel bloqueio econômico, político, social e ideológico que move contra Cuba o imperialismo, comandado pelos EUA. A suspensão deste absurdo bloqueio deve ser o centro de nossa solidariedade a Cuba, na medida em que lhe permite criar condições para avançar na construção de uma sociedade ainda mais justa e igualitária.

Outra questão relevante para os internacionalistas e humanistas que se irmanam nesta justa campanha é não perder de vista a necessidade de instar os governos progressistas de toda a América Latina a empenharem o melhor de seus esforços e possibilidades para fornecer solidariedade material concreta a Cuba neste momento.

É hora de retribuir aos cubanos a solidariedade que deles nunca faltou às lutas de nossos povos. Não custa lembrar que muitos dos processos de mudanças ora em curso na América Latina não seriam possíveis sem o pioneirismo da Revolução Cubana. Primeiro, pelo exemplo de que é possível a um pequeno povo a grandeza de derrotar o império norte-americano; segundo, pela solidariedade efetiva que o povo cubano presta a vários países irmãos, na luta contra o analfabetismo e por saúde pública de qualidade; finalmente, pela inestimável contribuição política e ideológica dos revolucionários cubanos à luta pelo socialismo.

Rio de Janeiro, 10 de outubro de 2008

Partido Comunista Brasileiro

Pela Comissão Política Nacional – Comitê Central
Ivan Pinheiro – Secretário Geral
Zuleide Faria de Melo – Secretária de Solidariedade Internacional

Para participar: http://www.porcuba.com.br

Veja também: http://www.granma.cubaweb.cu/2008/10/16/cubamundo/artic05.html

FONTE: http://www.pcb.org.br/humanitaria.htm

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s