PRETEXTATO, PRESENTE!


PCB: 87 ANOS DE LUTA PELO SOCIALISMO!
PCB: 87 ANOS DE LUTA PELO SOCIALISMO!

Morreu ontem (7), por complicações decorrentes de um câncer de próstata, o comunista Pretextato José da Cruz. Ele estava com 85 anos.

Pretextato nasceu em Natal na virada de 1923 para 1924. Entrou para o Partido Comunista Brasileiro (PCB) aos 30 anos, quando já militava no movimento sindical havia quatro anos. Era estivador. Da eleição como secretário do Sindicato dos Estivadores, em 1952, até o golpe militar, 1964, foi representante dos interesses da classe trabalhadora no Rio Grande do Norte e no Brasil.

Voltou da clandestinidade, após os 20 anos de ditadura, com a mesma fé no socialismo, a esperança no futuro e o desejo pela mudança.

“Ele será lembrado como um homem de diálogo, cordato, generoso, educado, firme nos seus propósitos, que fez da militância comunista a razão de viver”, escreveu no obituário a socióloga Brasília Carlos Ferreira, que está finalizando uma biografia de Pretextato.

Mesmo descontente com a dissolução do PCB (uma parte do partido virou o PPS), Pretextato continuou a sua luta por traz dos holofotes da mídia e das facilidades do poder. Morreu confiante no socialismo como solução para a humanidade e acreditando que os jovens assumiriam a bandeira da luta contra as injustiças sociais.

Ele deixa oito filhos e a esposa, Olga. Será enterrado hoje (8), às 9h30, no Cemitério do Alecrim.

FONTE: PCB

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s