Triunfa Mauricio Funes e o FMLN em eleições de El Salvador


O candidato pela Frente Farabundo Martí de Liberação Nacional (FMLN), Mauricio Funes, obteve 51,27% com um milhão 231 mil 755 votos segundo o terceiro boletim do Tribunal Supremo Electoral (TSE) salvadorenho que tem ecrutinado 85,70% de los sufragios.

Por su parte, o candidato do partido oficial ARENA, Rodrigo Ávila, obteve um total de 48,73% com um milhão 170 mil 780 votos a favor.

Mauricio Funes se converte assim no novo presidente de El Salvador, depois de vinte anos de governo do partido Arena e no primeiro presidente pertencente ao partido FMLN.

O candidato emitiu seu voto este domingo, onde asegurou que o pueblo “tem voltado a apoiar a mudança” e confiou em que os salvadorenhos lhe dariam a vitória.

Funes exerceu seu voto acompanhado de sua esposa, Wanda Pignato, na escola Walter Thilo Deinninger, do municipio de Antiguo Cuscatlán (centro) numa jornada com massiva assistência de votantes, o qual a seu juizo demonstra que os salvadorenhos “estão confiando nos instrumentos da democracia”.

O processo se concluiu às 17:00 horas locais, depois de uma jornada que se desenrrolou com tranquilidade até o fechamento das urnas, e que deu uma histórica vitória ao FMLN, que desaloja o partido ARENA do poder que ostenta há 20 anos.

O presidente do Tribunal Supremo Electoral, Walter Araujo, informou que foi um processo eleitoral transparente, pacífico e massivo, opinião com a qual coincidiraram mais de 4 mil observadores internacionais.

Araujo indicou em cadeia nacional de radio e televisão que “neste dia o TSE quer agradecer a todos e cada um dos salvadorenhos que de diferentes locas neste processo eleitoral têm servido à democracia do país”.

Ao meio-dia, havia votado 36,7% dos 4,3 milhões de salvadorenhos com dereito a voto, segundo um artigo publicado pela imprensa salvadorenha.

Durante o sábado e a madrugada do domingo, os defensores do voto do FMLN se uniram para evitar uma possível fraude e se aglomeraram em distintas instituções do Estado, onde frequentemente se encontravam concentrados centenas de extrangeiros que chegavam para votar.

Militantes da Frente Farabundo Martí de Liberação Nacional (FMLN) começaram a sair às ruas para celebrar os resultados que davam ventagem ao candidato desta formação, Mauricio Funes, na eleição presidencial deste domingo.

Tradução: Dario da Silva

FONTE: http://www.aporrea.org/internacionales/n130757.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s