Camarada Natalino… Presente!


PCB: 87 ANOS DE LUTA PELO SOCIALISMO!
PCB: 87 ANOS DE LUTA PELO SOCIALISMO!

Camarada Natalino começou sua militância ainda na Juventude Comunista na década de 1940, participando intensamente da organização dos jovens trabalhadores, sendo contemporâneo a João Saldanha, quando esse era dirigente da UJC.

Nos anos 1950 viajou para a Polônia para participar de encontro sindical, indo posteriormente para a URSS onde fez estudos políticos junto ao Partido Comunista da URSS.

Na década de 1960 participou ativamente da construção sindical do Partido, e no advento da luta interna gerada pela declaração de N. Kruschev na ocasião do XX Congresso do PCUS optou pela reorientação do PCB sendo um dos intransigentes defensores do partido contra a minoria de orientação chinesa que viria a sair do Partido e fundar outra legenda política.

Natalino teve toda a sua vida ligada à organização e à luta do Partido Comunista Brasileiro, membro da classe operaria, foi um metalúrgico combativo, sempre atuando no sindicato, na defesa dos trabalhadores e a na luta pela superação do capitalismo. Mesmo depois de sair da produção, continuou ligada a militância sindical, atuando no Grêmio do Sindicato dos Metalúrgicos.

A vida de Natalino, se contada na integra desde sua juventude até seu falecimento se confundiria com a história de lutas da classe operária e do Partido Comunista Brasileiro na segunda metade do século XX.

Nestas ultimas semanas, mesmo com a saúde fragilizada, Natalino cumpria sua agenda de militância, vindo à sede do Partido Comunista Brasileiro, participando ativamente da divulgação da Agenda livro comemorativa do PCB. Nesta semana, Natalino teve na sede Comunista pela ultima vez, vindo trazer a sua contribuição ao Partido, disciplinado e militante até o fim.

Na madrugada 12 de Março Natalino faleceu vitimado por um enfarto poucos meses depois de ter completado 80 anos, no dia 25 de Dezembro de 2008.

Natalino sempre estará presente na memória dos comunistas brasileiros e num dia, quando o inverno do capitalismo tiver sido superado pela primavera dos povos, e nossos heróis tiverem a possibilidade de serem honrados da maneira merecida, poderemos fazer as honras necessárias, não apenas as possíveis. Mas hoje, fazemos nossa singela homenagem gritando…

Camarada Natalino…

Presente!

Comitê Regional do Rio de Janeiro do Partido Comunista Brasileiro

FONTE: http://www.ujccuritiba.info/2009/03/camarada-natalino-presente.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s