Ao 25 de março


PCB: 87 ANOS DE LUTA PELO SOCIALISMO!
PCB: 87 ANOS DE LUTA PELO SOCIALISMO!

Otávio Dutra

O que seria possível fazer, se a vida tinha deixado poucas opções àqueles que numa pequena casa em Niterói sonhavam a vida de tantos milhões de engraxados e sujos de barro?

Essa pergunta surgiu desde a pioneira gota do suor que escorreu pelas correntes do primeiro povo escravo, negro e índio, e que desviou os senhores do açúcar e das armas para não sujá-los de trabalho.

Impacientes estavam, já que os séculos de injustiça há muito urgiam da cura e não mais suportavam carregar o peso de tanta tortura.

Foi quando surgiu nas longínquas terras eslavas o levante rebelde de um povo armado, que erguia uma bandeira vermelha com o símbolo de seus instrumentos de forçado trabalho.

Se perguntaram os curiosos: quem são os bolcheviques? Tal notícia trouxe mais duradoura esperança que a produzida nos alambiques: se os russos a fizeram também a faremos, assim como todos os povos!

E repetiram pelas ruas e pelas fábricas, para as classes nuas novas táticas: se os russos a fizeram também a faremos, assim como todos os povos!

Eram momentos de agitação na terra do café com leite e os valentes sonhadores não podiam dormir no ponto esperando o bonde da história passar. Os livros pareciam perseguir Astrogildo Pereira, estavam por toda parte. Já chamava Marx de Carlitos, por tanta intimidade conquistada.

Os bolcheviques tornaram-se dos valentes camaradas e Vladimir (ou camarada Vladinho), que alguns conheciam por Lênin, não faltou jamais uma reunião do embrião revolucionário de um povo oprimido: o Partido Comunista Brasileiro.

Desde então, desde aquela casa em Niterói, mais vozes sem sapatos de couro, por todo roubado ouro, se agregaram ao coro:

se os russos a fizeram também a faremos, assim como todos os povos!
se os russos ontem a fizeram, hoje nós a faremos, unidos na construção dos valores novos!

FONTE: http://www.pcb.org.br/25marco.htm

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s