PARTIDO COMUNISTA DOS POVOS DE ESPANHA


COMUNICADO DO PCPE SOBRE O RESULTADO DAS ELEIÇÕES AO PARLAMENTO EUROPEU

O resultado das eleições européias vem revalidar o bloco de poder que dirige esse projeto nas suas duas versões: a direitista com seus diversos graus de componente neofascista, e a social-democrata, por sua vez com suas variantes mais ou menos neoliberais. Este bloco de poder imperialista legitima-se, mais uma vez, através do processo eleitoral para continuar com a sua enlouquecida estratégia de acumulação de capital e guerra contra a classe operária, contra os povos da Europa e contra a humanidade. Ao mesmo tempo em que consolida suas posições, consegue conter o avanço da estratégia de emancipação da classe operária frente à barbárie capitalista.

Diante dessa situação, de hegemonia capitalista, contrapõem-se a ela com clareza as opções de orientação revolucionária com as quais concorremos na batalha eleitoral, sem posições eleitoreiras e com a estratégia de somar novos apoios ao processo de acumulação de forças que desenvolvemos na luta diária para favorecer o avanço das posições de classe e para a revolução socialista.

Por isso, o Comitê Executivo do PCPE faz um reconhecimento público do trabalho de militantes e simpatizantes, pelo importante trabalho realizado durante a campanha eleitoral, assim como agradece aos que votaram pela candidatura do PCPE depositando sua confiança no projeto comunista, numas eleições desiguais celebradas nas condições da ditadura do capital e onde a opção comunista segue sem ser percebida como uma alternativa eleitoral, inclusive pelos setores populares, juvenis e da classe operária mais dispostos a confrontar-se com o sistema de dominação e que na luta cotidiana, sim, têm o PCPE como referência.

Os resultados eleitorais confirmam a importância do trabalho político diário do partido, obtendo melhores resultados onde as suas organizações estão mais avançadas e realizam um trabalho de massas mais contínuo. A fortaleza do projeto do partido se expressa em cada batalha, e é um aval para os futuros enfrentamentos políticos que será necessário desenvolver fora do cenário eleitoral.

O PCPE tem se mostrado uma organização revolucionária sólida, que aumenta as suas capacidades em cada luta política.

Com estes resultados eleitorais, favoráveis à oligarquia, a crise capitalista castigará ainda com mais força a classe operária nos próximos meses. A luta operária e popular deve continuar e aumentar para que a crise capitalista seja paga pelos ricos e para conquistar avanços para a classe operária e para os setores populares, avanços que só conseguiremos com uma dura luta política de massas na rua, junto dos setores mais conscientes do povo e da classe.

O Comitê Executivo do PCPE faz uma chamada a outros setores da esquerda a somar forças na estratégia geral pela derrubada da monarquia, pela república de caráter confederal e pela revolução socialista – no Estado espanhol e também na União Européia. Essa soma de forças tem que dar-se na luta diária, compartilhando um programa comum que ofereça à classe operária uma plataforma de luta pela melhoria de suas condições de vida, com o horizonte da sociedade socialista.

Nos próximos dias 4 e 5 de julho o Comitê Central do PCPE se reunirá em Madrid, onde realizará uma análise detalhada do resultado destas eleições e do trabalho realizado pelo partido, ao mesmo tempo em que definirá as tarefas para a seguinte etapa política, centrada no reforço do partido e na radicalização da luta de massas.

Trabalhadores e trabalhadoras:

Ante a barbárie do capitalismo, reforcemos as fileiras do Partido Comunista!
Ante as agressões da burguesia, unidade e luta operária!

Comitê Executivo do PCPE.
Madrid, 8 de junho de 2009.

FONTE: http://www.pcb.org.br/espanha.htm

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s