JUSTIÇA E LIBERDADE PARA OS CINCO HERÓIS CUBANOS!


DECLARAÇÃO DO SECRETARIADO EXECUTIVO DA OSPAAAL

A Organização de Solidariedade dos Povos da África, Ásia e América Latina (OSPAAAL) denuncia a negação da Corte Suprema de Justiça dos Estados Unidos a revisar o caso dos Cinco Heróis cubanos injustamente encarcerados em território estadunidense há quase 11anos.
Foram novamente pisoteados os sólidos argumentos expostos pela defesa acerca da inocência dos antiterroristas cubanos, e sobre o cúmulo de arbitrariedades legais cometidas durante todo o processo. Tem sido peremptoriamente ignorado o clamor universal de justiça, que se expressa em número e contundência – sem antecedentes na história dos Estados Unidos -, através de documentos vindos até de “amigos da Corte”, entre eles, dez prêmios Nobel, parlamentares, prestigiosas organizações de juristas internacionais e estadunidenses, e de destacadas personalidades políticas e acadêmica.

Como disse René González, em mensagem enviada pouco depois de conhecer a fala da Corte: “Para os povos de todo o mundo a desfaçatez deste processo é a reiteração de uma velha lição: enfrentamos um império que não reparará em qualquer crime, portanto somente calculo que se poderá sair com a sua lição. Não haverá consideração ética ou clamor universal que lhes detenha, só o preço que lhes consiga impor a resistência.”

Uma vez mais o sistema judicial estadunidense tem dado as costas ao caso dos Cinco, que claramente constitui um exemplo de injustiça em grau tão superlativo como indignante. O prolongado e arbitrário encarceramento de Ramón, René, Gerardo, Antonio e Fernando constitui uma vergonha; uma grotesca evidência da política de dois pesos duas medidas que aplica um país que hospeda e abriga a confessos terroristas internacionais, ao mesmo tempo que condena a quem os enfrentam para proteger vidas inocentes; uma vingança política contra o povo cubano.

O Secretariado Executivo Internacional da Organização de Solidariedade dos Povos de África, Ásia e América Latina (OSPAAAL) exige do governo dos Estados Unidos a imediata libertação dos Cinco, e exige que o Presidente Barack Obama faça valer as faculdades de que está investido e que ponha fim a tão macabra injustiça.

Nossa organização tricontinental ratifica seu compromisso de multiplicar ações e iniciativas até que os Cinco desfrutem do direito à liberdade de que têm sido privados; e formula um urgente chamado a suas organizações membros e amigas, ao povo estadunidense, e a todas as pessoas sensíveis e honestas do planeta, a fechar fileiras em torno desta nobre causa, a incrementar a mobilização internacional, a sustentar esta batalha e resistir com coragem similar a essa com que resistem os Cinco nas masmorras do império, e com que resiste Cuba soberana e socialista.

LIBERDADE PARA OS CINCO JÁ!

Secretariado Executivo da OSPAAAL

La Habana, 23 de junho de 2009

(tradução: Roberta Moratori)

FONTE: http://www.pcb.org.br/5herois1.htm

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s