Polícia Militar agride sindicalistas durante assembleia na Nortene, em Barueri


ac997dfecf29bb82fa3aa1efa0cddae0.jpg
Policial

Sindicalistas e trabalhadores foram violentamente agredidos, detidos e imobilizados pela polícia militar durante assembleia realizada em frente à portaria da Nortene Plásticos Ltda., em Barueri, ontem (10/12/09).

As pessoas agredidas, feridas, detidas, algemadas e colocadas em condição de constrangimento público e que aparecem nas fotos neste informativo são sindicalistas e autorizaram a publicação.

Dentro da truculência empregada de forma generalizada e injustificada pela instituição Polícia Militar, destaca-se a agressividade, despreparo e descontrole do policial identificado como sargento Osmar, que, sem qualquer necessidade, empunhou sua arma e a apontou diretamente para a cabeça de um sindicalista. Ato contínuo, os demais policiais partiram para agressões por meio de socos, pontapés e coronhadas.

Incoerência da Nortene

A assembleia dizia respeito à campanha salarial da categoria do ramo químico. Ela fora previamente acordada entre o sindicato e a própria Nortene durante audiência realizada no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), em 01 de novembro. Seu objetivo era o de o sindicato apresentar aos trabalhadores a contraproposta da empresa às reivindicações feitas.

Iniciada a assembleia, a Nortene chamou a Polícia Militar que chegou de forma dura e com determinado objetivo de dispersar a reunião dos trabalhadores, colocá-los à força para dentro da empresa e dispersar os sindicalistas. Logo na chegada, negando-se a qualquer tipo de diálogo, a força policial fez uso de gás de pimenta contra os participantes da assembleia.

Testemunhas ameaçadas pela PM

Além dos sindicalistas, um trabalhador da Nortene foi agredido por um policial e desmaiou. Socorrido no local, recuperou-se. Após a confusão, os policiais passaram a ameaçar de prisão os trabalhadores da Nortene que a tudo presenciaram, caso se dispusessem a testemunhar sobre o que viram.

Denúncias e processos

O Sindicato Químicos Unificados irá processar judicialmente a Nortene, a Polícia Militar e os soldados individualmente por agressão moral, agressão física que provocaram lesões e sangramento, constrangimento moral e ilegal, abuso de poder, uso excessivo e desnecessário de força – além de desproporcional – além da manifesta vontade por palavras e atos de impedir e dificultar a livre organização dos trabalhadores, o que é garantido pela legislação, pela Constituição e por diversos tratados e acordos internacionais dos quais o Brasil é signatário.

Politicamente as denúncias serão encaminhadas às organizações de direitos humanos nacionais e internacionais, à Organização Internacional do Trabalho (OIT) e às seções relativas da Organização das Nações Unidas (ONU).

Mais detalhes

Para mais detalhes e informações ligue para a Regional Osasco do Sindicato Químicos Unificados no telefone (11) 3608.5411, escreva e-mail para plasquiluta e/ou para quimicosunificados .

Escreva. Proteste!

Encaminhe seu protesto e sua solidariedade contra esta agressão sofrida pelos companheiros trabalhadores da Nortene e de sindicalistas da Regional Osasco do Sindicato Químicos Unificados, que estavam tão somente exercendo seu livre e legalmente direito de organização durante campanha salarial na data base da categoria.

FONTE: http://www.quimicosunificados.com.br/noticia_interna.php?id=1256&id_secao=2

NORTENE – Escreva para a Nortene Plásticos no endereço de e-mail: rh . O endereço físico é avenida Dr. Dib Sauaia Neto, 4628, em Barueri/SP. Os telefones são (11) 4166-3070, (11) 4166-3009 e o fax (11) 4166-3014. O website divulgado é o www.nortene.com.br

POLÍCIA MILITAR – email: ouv-policia

SINDICATO QUÍMICOS UNIFICADOS – por favor, encaminhe sempre com cópia para o Sindicato Químicos Unificados – e-mail: quimicosunificados

FONTE: http://www.quimicosunificados.com.br/noticia_interna.php?id=1256&id_secao=2

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s