O Comite Catarinense de Solidariedade ao Povo Palestino promove evento para comemorar o Dia da Terra Palestina!


Através da exibição do filme Occupation 101 – A Voz da Maioria Silenciada, o Comitê pretende criar uma confraternização e reflexão sobre a situação da Palestina hoje!

O evento será no dia 30 de março de 2010 – terça-feira, às 19 horas, no Museu da Escola Catarinense (antiga FAED) – UDESC. Projeto Cinearth. Rua Saldanha Marinho, 196, Centro, Florianópolis, SC.

Após o filme haverá debate com
Khader Othmann – Comitê Catarinense de Solidariedade ao Povo Palestino e jornalista Elaine Tavares .
Entrada FrancaFilme: Occupation 101 – A Voz da Maioria Silenciada

Sinopse:

dos diretores Abdallah Omeish e Sufyan Omeish , 2006, duração 80 minutos.

O filme trata das raízes históricas do conflito entre Israel e Palestina, abrangendo uma ampla gama de assuntos, entre os quais: a primeira onda de imigração dos judeus europeus para a região da Palestina nos anos de 1880; as tensões dos anos de 1920; as guerras de 1948 e 1967; a primeira Intifada de 1987; o processo de paz de Oslo; a expansão dos acampamentos judeus; o bloqueio econômico e a ocupação de Israel na Faixa de Gaza; o papel dos EUA no conflito; o testemunho das vítimas da ocupação israelense.

Significado da data “30 de março – Dia da Terra

Hoje, nas terras invadidas da Palestina, nos campos de refugiados e nas emigrações da Diáspora e um pouco por todo o mundo, em sinal de solidariedade, comemora-se o 34.º “Dia da Terra” (Yawm Al-Ard), como um dia de protesto e de resistência, contra a apropriação, por Israel, da terra Palestina.

Em 1976 em resposta ao anúncio do governo israelense de um plano que iria confiscar terras, em áreas árabes, para construir novas colônias e ampliar cidades judaicas, foi organizada uma greve geral pelos palestinos e diversas manifestações nas cidades árabes da Galiléia ao Negev.

O governo israelense, através do seu exército nazi-sionista, reprimiu violentamente com tanques e artilharia pesada. O saldo do confronto foram seis jovens, cidadãos árabes, mortos e 96 feridos e 300 presos.

Desde então, o 30 de Março, tornou-se anualmente num Dia de comemorações e de manifestações, realizadas não só por cidadãos palestinos, mas por árabes e demais cidadãos de todo o mundo.

Hoje, o “Dia da Terra” simboliza também a resistência palestina à ofensiva em curso, de Israel, no tocante à continuada expropriação de terras, ao apartheid, à colonização e à ocupação.

Sua presença e sua solidariedade são fundamentais na luta de libertação da Palestina!

Divulgue esse evento, repasse este convite para seus amigos!

FONTE: http://somostodospalestinos.blogspot.com/2010/03/o-comite-catarinense-de-solidariedade.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s