Documentos revelam espionagem de governo dos EUA sobre redes sociais


Redação Portal IMPRENSA

A Eletronic Frontier Foundation (EFF) obteve acesso a documentos que comprovam a existência de programa de monitoramento de redes sociais e sites da internet pelo governo dos Estados Unidos, segundo informa o site G1.

O Centro de Monitoramento de Redes Sociais (SNMC, em inglês) faz parte do Departamento de Segurança Nacional (DHS) e vigia páginas como Facebook, MySpace, Twitter, iReport da CNN e o blog DailyKos, de comentários políticos.

Segundo os documentos, a atividade do SNMC seria levantar informações sobre a “situação corrente” na web. Obtidos em solicitação judicial, os papéis descrevem as operações de monitoradores durante a posse presidencial de Barack Obama, em 2009.

Sugestões para tornarem-se amigos de internautas em redes sociais, coletar informações em massa sobre o que é comentado durante a posse, e cuidado no acesso de dados pessoais de civis são citados nos documentos do governo. O registro de nomes, telefones e endereços pelo governo é proibido.

A EFF, grupo em defesa de tecnologias livres e privacidade, considerou exagerado o número de sites monitorados. “Mesmo sem informações pessoais, comentários e informações sobre pessoas online podem ser ‘reindentificados’ com o uso de técnicas computacionais sofisticadas, criando problemas de privacidade”, comentou a organização.

Fonte: http://portalimprensa.uol.com.br/portal/ultimas_noticias/2010/10/15/imprensa38690.shtml

Anúncios

Um comentário em “Documentos revelam espionagem de governo dos EUA sobre redes sociais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s