Servidores federais param Centro do Rio


Servidores públicos federais realizaram mais um vitorioso ato no fim da manhã desta quinta-feira, 9. Os trabalhadores fecharam todas as pistas da Avenida Rio Branco em passeata que seguiu até a Cinelândia. A PM tentou coibir a atuação dos manifestantes com sprays de pimenta, mas não conseguiu dispersar os servidores.

Diversas categorias em greve se fizeram presentes ao ato que começou às 10h na Candelária. Policiais Federais engrossaram a concentração do ato, mas não seguiram a passeata. Os estudantes roubaram mais uma vez a cena, com palavras de ordem, cartazes e rostos coloridos. Alunos do Colégio Pedro II queimaram em praça pública um boneco “Judas” representando o governo federal.

Os três segmentos da UFRJ participaram da atividade. Larissa Ramos, estudante de Serviço Social, afirmou que ela e seus colegas estão envolvidos com a luta em defesa da educação: “Estamos articulados junto com os professores. Apoiamos completamente a greve docente, pois esta é uma luta concreta, não só em defesa da carreira, como da própria educação”.

Simone Silva, técnica-administrativa da UFRJ, disse que para sua categoria o ato foi uma importante demonstração de força: “Mostramos a rejeição à proposta – que é uma esmola oferecida pelo governo. Este ato também demonstrou que a capacidade de mobilização dos trabalhadores está cada vez maior, pois uma greve que começou no setor da educação, hoje já atinge praticamente a totalidade do funcionalismo federal em todo o Brasil”.

Ao fim do ato, Mauro Iasi, diretor da Adufrj-SSind, fez um balanço da atividade: “Este ato é consequência direta de uma opção do governo federal. O governo fez uma opção. Sua prioridade é a iniciativa privada. O resultado dessa intransigência é ter fechado o canal de negociação com parte significativa dos trabalhadores. O que queremos é abertura efetiva de negociações com o serviço federal e este ato demonstrou isso”.

Foto: Tânia Rêgo/ABr

http://www.facebook.com/adufrj.ssind

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s