Linux. Qual linux?


Conhece essa Distro? – Introdução

Olá Ubunteiros! Hoje vamos começar com uma série de artigos pra você que quer conhecer um pouco mais sobre o Universo Livre. É a “Conhece essa Distro?”, na qual apresentaremos análises de algumas distribuições Linux, algumas já conhecidas pela maioria dos usuários Linux e outras menos famosas.

Sistemas Operacionais em crescimento horizontal

Na minha opinião, uma das coisas mais fantásticas do Software Livre é algo que eu chamo de crescimento horizontal. Com o passar do tempo, um Sistema Operacional Livre vai aprimorando suas funções, seus aplicativos vão ficando mais avançados, bonitos e eficientes e isso constitui um “crescimento vertical”. Porém, por ser construído de maneira aberta e colaborativa, uma mudancinha ou outra pode acabar não agradando algum usuário, e este resolve criar uma fork, que é uma derivação do programa original. Nasce assim, uma distribuição diferente da original, com novas características, como diferentes ambientes gráficos, sistemas de empacotamento, aplicativos padrão, etc… Isso fez com que, desde o surgimento das primeiras distribuições Linux, vários Sistemas Operacionais diferentes nascessem, como uma consequência direta da 2ª liberdade do Software Livre:

“Liberdade 1: A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades”

Ou seja, ocorreu também um “crescimento horizontal”.

Nessa brincadeira, o Linux fornece uma diversidade muito grande de distribuições, que podem atender ou não aos seus objetivos.

Não basta conhecer o Ubuntu?

Apesar do nome do nosso blog, sempre tivemos como objetivo a disseminação de Software Livre como um todo, sem focar na distribuição da Canonical. Na verdade, como nosso próprio slogan diz, estamos aqui para falar sobre “Universo Livre”, o que abrange mais do que software e que futuramente deve tomar mais corpo em nossos artigos (aliás, a própria palavra “ubuntu” tem um sentido muito mais amplo). Por hora o que queremos deixar claro é que apesar de nossos tutorias terem sido feitos com um foco em quem usa Ubuntu ou distribuições semelhantes, isso é apenas por o considerarmos uma das mais usuais pra quem está começando agora. Isso não quer dizer que não enxergamos os pontos negativos que Ubuntu também possui, pois estamos sempre abertos a experimentar novas distribuições.

O interessante de se conhecer algumas dessas distribuições, é que neste processo você poderá compreender um pouco mais sobre alguns termos que são essenciais para usar bem sua distribuição final, como os já citados ambiente gráfico e gerenciador de pacotes. Cada distribuição também carrega com si uma filosofia de uso diferente, que pode acabar se adequando melhor aos seus ideais.

Como vai funcionar…

É importante você ter em mente que nós não estamos aqui pra fazer uma análise completa que vai decidir o rumo da sua vida. Essas análises serão mais pessoais, baseadas em algumas experiências e testes simples. Utilizaremos o VirtualBox e, em alguns casos, faremos dualboot com nossas distribuições atuais. Isso implica que não poderemos fornecer muitas informações sobre detecção de drivers, desempenho específico de vídeo e áudio, enfim… para isso existem sites um pouco mais apropriados, além de que nada substitui um teste pessoal por alguns dias pra dizer se esta ou aquela vai ser a sua distribuição favorita. Também por esta razão não vamos utilizar um sistema de pontuação, com estrelinhas ou notas. Sei que faz falta pra muita gente, mas creio que essa necessidade da avaliação parte de um princípio de que “X é melhor que Y”, e aí ficamos com aquela pergunta ao fundo: “melhor pra quem?”. Não queremos cometer julgamentos injustos sobre uma determinada distribuição simplesmente porque não fomos com a cara dela.

http://ubuntugk.wordpress.com/2012/09/19/conhece-essa-distro-introducao/

Anúncios

Um comentário em “Linux. Qual linux?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s