Liberdade é escolha?


A discussão sobre liberdade na área de software se relaciona com questões mais abrangentes. Richard Stallman, em entrevista à Linux Magazine, questiona:

Liberdade não é liberdade de escolha. Ter a opção de se acorrentar reduz sua liberdade. É simples: engana-se quem identifica liberdade como liberdade de escolha, porque a liberdade de se permitir acorrentar não aumenta a sua liberdade – provavelmente a diminui(1)

É a velha discussão das liberdades políticas, Eduardo Galeano em determinada conferência utilizou uma criativa metáfora para ilustrar a situação política mundial:

… outro dia escutei um cozinheiro que reuniu as aves. Galinhas, gansos, faisões e patos. Escutei o que o cozinheiro dizia, me parecia interessante e queria contar o que escutei. O cozinheiro perguntava com que tempero (as aves) queriam ser comidas. Uma das aves, creio que uma humilde galinha, disse: ‘nós não queremos ser comidas de nenhuma maneira’. O cozinheiro esclareceu: ‘isso está fora de questão’. Me pareceu interessante a reunião porque isso é uma metáfora do mundo. O mundo está organizado de tal maneira que temos o ‘direito’ de eleger o tempero com o qual seremos comidos…(2)

A elaboração das opções do menu é muito mais importantes que escolher entre as alternativas dadas!

__________

1. Richard Stallman. Liberdade não é liberdade de escolha. <http://www.linuxnewmedia.com.br/lm/materia/liberdade_nao_e_liberdade_de_escolha_assim_falou_richard_stallman&gt;

2. Eduardo Galeano. La memoria del fuoco. Il terrorismo come sistema. Piacenza, Italia. <https://www.youtube.com/watch?v=FFBoD8rXfmU&gt;

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s