Presente de grego


Deram-me de presente o amor
Saias ajustadas
E muitas bonecas

Que bonecas mais lindas as barbies!

Ainda deram- me panelas
Maquiagem e pentes
Livros de princesas “ afiladas ”

O amor? Deixou-me um olho roxo
As saias? Impediram-me de nadar e andar de bicicleta
As bonecas? Aprendi cedo que o cuidado do filho era meu

As panelas me impediram de aprender a arte de cozinhar
As maquiagens e pentes me fizeram sentir-me mais feia
As barbies me deixaram uma bela de uma anorexia!

Mas olha, que lindo!

Deram-me de presente o casamento
Um vestido de noiva e uma aliança!
De quebra ainda me deram um dono
E alguém que também pudesse ser meu

O que me gerou?
A castidade até casar
O gozo reprimido
O estupro coletivo

A histeria patológica
O trauma de ficar para titia
O sofrimento da traição
A aceitação da violência todos os dias

Deram-me o prazer de me expor nas propagandas de cerveja
De ser consumida
De entrar na festa sem pagar!

E ainda ganho assobios e assédios
Mãos passando em minha bunda
E acariciando ou puxando meus cabelos

As propagandas me transformaram em produto
Das festas sou a isca
Depois dos assédios vem o estupro!

Tornaram-me estúpida, correndo atrás de uma imagem
Deixaram-me o amor romântico, e suas marcas físicas e psicológicas
Distanciaram-me do prazer da criação e da alegria da arte
Afastaram-me das praças, e destinaram-me as grades do lar

Ainda deixaram-me as novelas da globo
As músicas que figuram a violência que sofro
O Estatuto do Nascituro
Os mapas exotéricos
E as religiões que me prendem, me alienam e me matam

São vários presentes!

Ana Karen Souza

Deixe um comentário

