Para Além do Mito do Comunismo Branco


Para Além do Mito do Comunismo Branco: O movimento negro organizado em 1930 nos EUA (bem antes dos Panteras Negras) já era comunista, “academicista”, com guerrilhas femininas e era apoiado diretamente por Stalin.

“Nada tinha me preparado totalmente para o que eu encontrei no Alabama. Os testemunhos e memórias nos arquivos, a até mesmo a própria paisagem constituía a prova viva de que uma cultura política distinta da esquerda euro-americana, mas sim uma enraizada nas tradições afro-cristãos e na cultura negra de raíz dominou o Partido Comunista do Alabama. Era a evidência surpreendente esmagadora que me fez deixar um monte das minhas suposições sobre a cultura do movimento marxista-leninista para trás … Eu não estava preparado para pessoas como Lemon Johnson, um ex-membro da Share Croppers Union (União do “Campesinato” Compartilhada) liderada por comunistas. Em Dezembro de 1986, visitei Johnson em sua casa na zona rural do condado de Montgomery … Ele me contou histórias sobre a greve de 1935 dos catadores de algodão, da promessa de Stalin para enviar tropas para Mobile para ajudar os negros caso as coisas saíssem do controle, e também sobre a noite que um grupo bem armado de mulheres partiram para vingar seus camaradas que tinham sido espancados ou mortos durante a greve. Quando perguntei para o Sr. Johnson como o sindicato conseguiu ganhar algumas de suas exigências, sem a menor hesitação, ele enfiou a mão na gaveta de sua mesa de cabeceira e tirou uma cópia claramente muito desgastada por uso do ‘Que Fazer?’ de Lenin e uma caixa de balas de espingarda, sentou firmemente na cama ao meu lado, e disse: “É isso aqui, a Teoria e a Prática, foi assim que nós fizemos, com Teoria e Prática.”

– Robin Kelley, no prefácio do 25º aniversário de Hammer and Hoe: Alabama Communists During the Great Depression (Foice e Martelo: Comunistas do Alabama durante a Grande Depressão)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s