Hans Baumann


A honra de ter conhecido e militado com o camarada Hans Baumann[1] não pode ser traduzida em palavras, contudo não posso impedir que algumas palavras sejam escritas em sua memória.

O tempo nunca quebrou seu ímpeto!

O tempo nos cerca e vai “comendo pelas beiradas”, derrubando nossas defesas uma a uma na sua cruzada incansável para nos submeter! Resistir ao tempo é uma tarefa homérica. Na odisseia que chamamos de vida, as armadilhas são tão perigosas quanto numerosas… seduções, frustrações, dificuldades de toda ordem. Baumann driblou o tempo, aplico-lhe uma “meia-lua”! Com quase 90 anos de idade, nada o abala a ponto de desistir de lutar[2] por uma sociedade sem exploração e opressão! Nada o dissuadia de lutar por uma sociedade sem miséria, sem crianças abandonadas, sem fome nem miséria, sem classes sociais, sem violência e com fartura para TODXS!

Lembrava dos acontecimentos históricos longínquos com uma memória impecável, mas sempre olhando para frente. Nunca vi o Baumann com um ar de derrota ou desânimo. Sua vontade não era de ferro, era de titânio!

Pontual em todas as reuniões e atividades (disciplina consciente). Firme nas suas posições e muito fraterno, um debate acalorado nunca era razão para evitar um abraço caloroso na despedida. Ele não levava para o lado pessoal.

Como poucos, conseguiu fazer das necessidades coletivas seus objetivos individuais. Não reivindicava nada exclusivo para sua própria pessoa. Vivia e despendia sua energia pelo futuro da humanidade.

Nem a morte – que é um adversário mais poderoso que o tempo – conseguiu derrotá-lo[3], porque agora ele vive em nós e renasce em cada pessoa que assumir seus objetivos de vida.

 


1. Nascido em Lauterbach, na Alemanha, 88 anos atrás (1928). Aos 17 anos imigrou para Israel e chegou a morar em um kibutz, é um dos fundadores do Clube porto-alegrense. Baumann, militava no Partido Comunista (PCB) desde 1955.

2. Nota do Comitê Regional do PCB no RS: “CAMARADA BAUMANN, PRESENTE!” . <http://pcbrs.blogspot.com.br/2016/05/nota-do-comite-regional-do-rs-do.html&gt;

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s