APROVADA A LEI DA FOME: UM CRIME CONTRA O POVO!


Dario da Silva*

A recente votação da PEC[1] 241 (em 1o turno) no Congresso retira a prioridade de aplicação dos recursos do Governo em SAÚDE, EDUCAÇÃO, APOSENTADORIA e demais áreas sociais para garantir as transferência aos 10% mais ricos. POR 20 ANOS! Sabendo que a destinação para estas áreas já era minúscula[2].

Escárnio…

Antes de aprovar a lei da fome para o povo (trabalhadores e classe média), Temer dá um esbanjador jantar. Teria gastado mais de R$ 100.000,00[3] do dinheiro público para agradar seus comparsas! Só o vestido da esposa do Temer teria custado R$ 1.600,00.

Completando o acinte, no seu luxuoso jantar, Temer ameaçou: “qualquer movimento contrário à implementação da medida não pode ser admitido”[4].

Seria uma comédia, se não fosse uma revoltante tragédia para quem está morrendo e não tem atendimento médico. Se não fosse um pesadelo para as crianças que estão sem escola, para os (as) idosas (os) que não se aposentarão, para os 12 milhões de desempregados etc.

Alguns poucos economistas de aluguel, que nos envergonham e felizmente não representam a categoria[5], dão entrevistas dizendo que a lei “é boa”, que seria “um remédio amargo”… É mentira! A lei é péssima, é um veneno para quem não faz parte deste pequeno grupo que assalta os cofres públicos.

É escandalosamente revelador o comportamento da “imprensa”, como de costume, falam de quase tudo para esconder o principal:

– As classes trabalhadora e média respondem por mais de 90% da população, produzem a riqueza que sustenta toda a sociedade, incluindo os impostos que compõe a arrecadação do governo;

– Menos de 10% são grandes banqueiros, industriais, donos de TVs etc. Tal minoria acumula o que é produzido pelos demais e nem se quer pagam impostos[6]. Vejam a relação do Ministro da Fazenda com os bancos[7], para dar um único exemplo.

O efeito dessa política que corte as áreas sociais para pagar rentistas é desastroso. O Dieese estimou os estragos que causará a medida[8]. Vai quebrar o país, estamos trilhando o rumo da Grécia!

É um aula prática de capitalismo. Capitalismo é isso, um jantar suntuoso de pouquíssimos para celebrar a fome dos demais!

Por isso, FORA TEMER!
GREVE GERAL!

*Dario da Silva é economista pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, mestre em Patrimônio Cultural também pela UFSM e membro do Comitê Central do Partido Comunista Brasileiro – PCB.


Primeira ilustração: charge de Vitor Teixeira.

Segunda ilustração: imagem do jantar conforme Diário do Poder.

Terceira: <http://migre.me/vd9zu>.

Notas:

  1. PEC é a abreviação de “Proposta de Emenda à Constituição”. No caso, PEC n. 241/2016.
  2. Fonte: <http://migre.me/vd7Pl>. Acesso 11/10/2016.
  3. Fonte: <http://migre.me/vcXGm>. Acesso 11/10/2016.
  4. Fonte: <http://migre.me/vd0z2>. Acesso 11/10/2016.
  5. Fontes: <http://migre.me/vd0ZF>, <http://migre.me/vd1cs>. Acesso 11/10/2016.
  6. Fonte: <http://migre.me/vcYiS>. Acesso 11/10/2016.
  7. Fonte: <http://migre.me/vcXln>. Acesso 11/10/2016.
  8. Fonte: <http://migre.me/vcZYx>. Acesso 11/10/2016.

Indicamos também:

 

Anúncios

Um comentário em “APROVADA A LEI DA FOME: UM CRIME CONTRA O POVO!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s