A igreja Universal: misticismo e mercado


Título [Principal]: A igreja Universal : misticismo e mercado
Autor(es): Juvencio Borges Silva
Palavras-chave [PT]:

Religião – Aspectos sociologicos , Religião e cultura

Titulação: Mestre em Sociologia
Banca:

Sergio S. Silva [Orientador]
Marcelo Siqueira Ridenti
Antonio Gouvea Mendonça

Resumo:

Resumo: A Igreja Universal do Reino de Deus é uma das mais novas igrejas do Brasil. Todavia, com apenas 23 anos de organização, desponta-se como uma das maiores do país, tendo ultrapassado muitas igrejas que encontram-se no país desde o século passado. É uma igreja organizada de acordo com os mais modernos princípios de administração, que possui uma imensa rede de comunicação: emissoras de TV, rádios, gravadora, editora e jornais. É também proprietária de um banco, construtora, empresa imobiliária, dentre outros. Tem filiais em aproximadamente 70 países, incluindo o Chile, Estados Unidos, Portugal e África do Sul. O presente trabalho procura analisar a razão do crescimento da Igreja Universal a partir da sua inserção no mercado, mostrando que misticismo e mercado não se excluem, antes, mantêm relações de intercâmbio. Primeiro, discorre-se sobre a Igreja Universal, mostrando como ela surgiu, cresceu e consolidou-se. Segundo, procede-se a uma análise do protestantismo, estabelecendo semelhanças e distinções deste em relação à Igreja Universal. Terceiro, procede-se a uma análise do pentecostalismo, seu antecessor imediato, as transformações que experimentou e a forma de que se reveste na Igreja Universal. Quarto, analisa-se a Teologia da Prosperidade, procurando mostrar como ela atua como elemento de legitimação das práticas monetárias da igreja e do mercado. Quinto, analisa-se as várias formas de sacralização do mercado presentes no culto da Igreja Universal. Sexto, procede-se a uma análise da mercantilização do sagrado. Sétimo, analisa-se a relação entre misticismo e mercado. Por fim, faz-se uma avaliação da Igreja Universal à luz da pesquisa realizada

Data de Defesa: 30-08-2000
Informações adicionais:

Idioma: Português
Data de Publicação: 2000
Local de Publicação: Campinas, SP
Orientador: Sergio S. Silva
Instituição: Universidade Estadual de Campinas . Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Nível: Dissertação (mestrado)
UNICAMP: Programa de Pós-Graduação em Sociologia

Download: Silva, Juvêncio Borges.PDF

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s