EMPREGO E QUALIFICAÇÃO: UM NOVA VARIANTE DO MITO


Fonte: http://www.dieese.org.br/analiseped/2016/201609pedsintmet.pdf
Fonte: http://www.dieese.org.br/analiseped/2016/201609pedsintmet.pdf

Dario da Silva*

É extremamente comum as pessoas “comprarem” o discurso empresarial da “falta de qualificação”.

Se EVENTUALMENTE uma pessoa pode resolver seu problema de empregabilidade através da qualificação, em se tratando do mercado de trabalho esse raciocínio é COMPLETAMENTE FALSO!

A taxa de desemprego (altíssima atualmente) é determinada pela OFERTA de empregos e NÃO pela qualificação da força de trabalho!!!

Se a taxa de desemprego é de 20%, não interessa quão qualificada seja a força de trabalho, 20% desta força ficará desempregada!

Se o país tem uma política de plano emprego (desemprego próximo zero), não importa a qualificação da força de trabalho, todos estão empregados.

Erro metodológico no raciocínio.

Trata-se da generalização do particular para o geral, ou “se comigo foi assim, com o geral também será: se eu consegui emprego, todos conseguem”… raciocínio falso! Se a taxa de emprego não se altera, a qualificação APENAS realocar os empregados.

Uma prova cabal dessa descoberta da ciência econômica é a realidade da força de trabalho altamente qualifica e desempregada que temos atualmente.

A matéria da BBC é MUITO ruim (no seu papel de imprensa empresaria tenta “salvar” o mito da qualificação como solução mágica para o problema do desemprego), pois dá repercussão a uma nova roupagem do mito. Como ficou insustentável falar de qualificação, agora o discurso ganhou uma versão focada no perfil dos formados.

Por um lado, a nova roupa do mito é o reconhecimento de sua falsidade, desmascarada pela realidade. Por outro, procura perpetuá-lo com uma ornamento.

http://www.bbc.com/portuguese/brasil-37867638

Dario da Silva é economista pela UFSM.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s